XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.656-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

AS FORMAÇÕES DE SENTIDOS NA MÍDIA SOBRE O EMPREGO E O SUCESSO PROFISSIONAL

Rafaella Siqueira Barros (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Emprego e sucesso profissional são temas recorrentes na mídia, seja em colunas ou artigos de profissionais de Recursos Humanos, em quadros de programas de TV ou em revistas do gênero, e costumam concorrer para determinados efeitos de sentido que não são estranhos à formação ideológica capitalista neoliberal. Como o emprego e o sucesso na profissão são tratados pelos meios de comunicação? Este artigo visa à análise dessa abordagem a partir de pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha pechetiana, através do questionamento da produção desses sentidos e seus efeitos considerando quem fala, de quem se fala e para quem se fala.


Palavras-chave:  ANÁLISE DO DISCURSO, EMPREGO, PROFISSÃO, SENTIDO, SUCESSO