XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ03.760-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

STORYTELLING EMPRESARIAL: RELAÇÕES PÚBLICAS CONTADOR DE HISTÓRIAS

Analú Bernasconi Arab (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o Storytelling Empresarial como um instrumento de comunicação eficaz na construção da Cultura Organizacional. Se a memória empresarial se constrói por meio das histórias que envolvem as organizações e seus públicos, o Storytelling recompõe, por meio das narrativas as práticas e os comportamentos que devem ser lembrados como valores essenciais para a formação da identidade organizacional. Assim as grandes empresas por este meio levantam relatos de vitórias e superação, instituindo heróis e modelos de vida exemplares que fortalecem a coesão das organizações diante de seus públicos. O Storytelling possibilita às Relações Públicas integrar passado, presente e futuro em uma cultura organizacional singular que diferencia a organização entre tantas identidades fragmentadas no mundo corporativo.


Palavras-chave:  Relações públicas, Comunicação, Storytelling, Memória Empresarial, Cultura Organizacional