XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.778-1


DT: Jornalismo

ALÉM DA INDÚSTRIA CULTURAL - EXPERIÊNCIA DA REVISTA CULTURAL ROLLING STONE BRASIL

Mayara Cristofoletti (Universidade Metodista de Piiracicaba); Iuri Domarco Botão (Universidade Metodista de Piracicaba); Belarmino Cesar Guimarães da Costa (Universidade Metodista de Piracicaba)

Resumo

O artigo analisa a revista Rolling Stone Brasil como veículo de comunicação voltado ao público jovem participante de uma elite cultural. O estudo parte da análise das matérias em destaque na capa para verificar os critérios de escolha de pautas e os aspectos visuais da revista. A hipótese é de que ela quebra as tendências do jornalismo cultural adotadas pelos demais veículos midiáticos brasileiros. Para discorrer sobre o argumento, utilizamos bibliografias que tratam das tendências do jornalismo cultural e de revista e da atualidade do conceito de Indústria Cultural, tendo como eixo a verificação da cultura em produto. Os resultados decorrem de recortes da monografia desenvolvida para a elaboração de Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba, em 2010.


Palavras-chave:  Critérios de noticiabilidade, Indústria Cultural, Jornalismo Literário