XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.784-1


DT: Jornalismo

JORNALISMO DE CELEBRIDADE: NOTÍCIA, ENTRETENIMENTO E CONSUMO

Gisela de Oliveira Castro Magalhães (UniverCidade)

Resumo

O jornalismo de celebridade (os veículos de comunicação e profissionais de jornalismo) transmite ao público informações, fatos, fotos e peculiaridades da vida privada de pessoas públicas. O profissional dessa área, frequentemente discriminado, cumpre duplo interesse: o dos veículos, para aumentar as vendas e o da sociedade, para abastecê-la de novas notícias. O trabalho pretende analisar essa vertente jornalística e ressaltar o porquê de essa ramificação da profissão por muitas vezes ser confundida com sensacionalismo e com o jornalismo cultural, pois são ações mercadológicas rentáveis, que misturam notícia, entretenimento e consumo. Indo além, destaca-se a fama, tão desejada na sociedade atual e perpetuada por poucos. O trabalho baseia-se nos autores Danilo Angrimani, Felipe Pena, Neil Gabler, entre outros.


Palavras-chave:  jornalismo de celebridade, fama, entretenimento, consumo, mídia