XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.791-1


DT: Jornalismo

JORNALISMO ESPECIALIZADO EM TURISMO: UM NOVO PÚBLICO QUE SURGE

Bárbara Regina Caretta Guilherme (Universidade de Uberaba); Isabella Lima Sousa (Universidade de Uberaba)

Resumo

O trabalho aqui apresentado visa a conhecer e a analisar a mídia impressa de turismo realizada em estilo magazine, através de um olhar sobre as revistas Viagem e Turismo (Editora Abril) e Viaje Mais (Editora Europa). Ao escolhermos o tema, percebemos que são poucos os estudos já realizados na área. Desta forma, temos como objetivo mostrar o jornalismo especializado em turismo, o tratamento dado aos textos e a classe social atingida nesta área. O trabalho compreende uma revisão teórica e a análise das revistas. Ao perceber que as duas magazines valorizam a imagem, verificamos que se diferenciam em alguns outros aspectos, como a linguagem utilizada.


Palavras-chave:  Comunicação, Jornalismo, Turismo, Revistas, Público