XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.800-1


DT: Jornalismo

CULTURA FRAGMENTÁRIA: PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO E DE SEGMENTAÇÃO NO NOTICIÁRIO IMPRESSO

Gabriela de Resende Nóra Pacheco (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Este trabalho se propõe a uma análise da estética fragmentária dos jornais impressos aliada aos processos de subjetivação e mercantilização da cultura. Para tanto, busca, em autores como W. Benjamin e M. Foucault, as bases teóricas necessárias para refletir sobre as práticas de subjetivação e de segmentação no noticiário impresso. O objetivo é questionar o aprofundamento das técnicas de segmentação do público e do noticiário, com a crescente fabricação de unidade na diversidade. Acredita-se que a apresentação fragmentada do noticiário e a excessiva segmentação do público impossibilitam uma efetiva contextualização dos acontecimentos e o pleno cumprimento da função social do jornalismo, contribuindo para o desaparecimento do seu papel de agente de cultura.


Palavras-chave:  jornalismo impresso, segmentação, cultura, subjetivação