XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.802-1


DT: Publicidade e Propaganda

ENTRE LEMBRANÇAS E MARCAS: COMUNICAÇÃO, CONSUMO E TRABALHO NA MEMÓRIA DAS COMUNIDADES NATURA

Sílvia Góis Dantas (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este artigo desenvolve uma análise da relação entre os eixos da comunicação, do consumo e do trabalho nas narrativas da Memória das Comunidades Natura do portal Museu da Pessoa. Esse espaço se mostra ideal para apresentar relatos sobre a empresa e seus produtos em meio a um aparente protagonismo dos sujeitos e suas memórias de vida, pois enquanto os atores sociais assumem a voz como narradores de sua própria experiência no mundo do trabalho e para além dele, simultaneamente servem à estratégia de publicização da marca Natura. A partir do conceito de comunidade, buscamos compreender os sentidos das narrativas e as teias simbólicas que unificam sujeitos e suas memórias em torno da presença da Natura na mídia digital, num momento em que os limites entre emissor/receptor, público/privado e comunicação/informação tornam-se cada vez mais tênues.


Palavras-chave:  Comunicação e consumo, comunicação e trabalho, comunidade, Museu da Pessoa, narrativas