XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ04.814-1


DT: Comunicação Audiovisual

PEIXONAUTA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MERCADO DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO

Paula Ribeiro Alves Ferreira (Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

A animação tem tido um enorme espaço nas mídias, sempre algo novo surge. Porém, quase sempre as notícias são relacionadas com produções de outros países. Esse trabalho, portanto, tem o intuito de trazer a animação brasileira para um plano de destaque, possibilitando apresentar os fatores que possibilitam o crescimento dessa área no país, mostrando que o país tem condições de fazer produções nos níveis internacionais e que pode ser um objeto extremamente amplo de estudo. Este projeto é focado na série animada Peixonauta, exibido no canal por assinatura Discovery Kids e tem como objeto de estudo apontar os fatores mercadológicos que contribuíram para o crescimento das produções de animação no país, principalmente aos voltados para o público infantil e quais as características diferenciais desse programa que permitiram a aceitação desse desenho pelas crianças consumidoras do programa.


Palavras-chave:  animação, televisão, mercado, infantil, série, peixonauta