XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ07.816-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

AS TRÊS DIMENSÕES DA RECEPÇÃO NO MERCHANDISING SOCIAL: ANÁLISE DO PERSONAGEM ZÉ DA FEIRA

Alana Giro Jorge (Escola de Comunicações e Artes); Alexandre Toshio Misawa (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

O artigo pretende estudar o merchandising social, recurso comunicativo amplamente utilizado nas telenovelas brasileiras, analisando as três dimensões da recepção midiática: percepção, texto e contexto. Inicialmente definindo os termos merchandising e merchandising social, com o objetivo de situá-lo como ação pedagógica junto à sociedade e, em seguida, relacionando os três pilares da recepção com o mesmo, elucidando o seu funcionamento tendo como objetivo final a análise do caso do personagem Zé da Feira, vítima do alcoolismo na telenovela Duas Caras, veiculada pela Globo.

 


Palavras-chave:  merchandising social, recepção, recurso comunicativo, telenovela