XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.839-1


DT: Jornalismo

O TELEJORNALISMO NO BRASIL NA ATUALIDADE: EM BUSCA DO TELESPECTADOR

Aline Silva Corrêa Maia (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Neste artigo, traçamos um breve histórico do telejornalismo no Brasil, pontuamos o início da exibição de noticiários em rede nacional – com a entrada no ar do Jornal Nacional, em 1969, na Rede Globo – e propomos uma reflexão sobre a atualidade, que tem como mote a aposta na proximidade e na informalidade a fim de seduzir o telespectador. Nosso objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de "reinvenção" dos telejornais numa época em que os telespectadores têm se revelado mais exigentes. Ante a concorrência com outros canais, sem contar a competição com a Internet, apresentamos, a seguir, aspectos debatidos nas redações a fim de dar nova roupagem aos noticiários de TV. A ordem é romper paradigmas por muitos anos cultivados, mas que têm se tornado ineficientes na conquista do telespectador na atualidade.


Palavras-chave:  Comunicação, Notícia, Telejornalismo, Telespectador