XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ02.842-1


DT: Publicidade e Propaganda

AS AÇÕES DO MARKETING E A IMAGEM DA CANDIDATA DILMA ROUSSEFF NAS ELEIÇÕES DE 2010

Carolina Maria Moreira Alves (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

O presente trabalho busca avaliar o papel do Marketing político-eleitoral na campanha da candidata Dilma Rousseff e quais foram as ações propostas por este segmento para que o país tivesse, pela primeira vez em sua história, uma mulher na presidência. Avaliar como a candidata foi apresentada, quais as mudanças estéticas, gestuais e de personalidade que foram efetivadas durante a campanha política e porque tais mudanças se fazem necessárias na Sociedade do Espetáculo são alguns dos objetivos desse estudo. Há também no estudo a análise de dois programas eleitorais específicos – o primeiro do primeiro turno e último do segundo turno – com o intuito de compreender como as características citadas acima foram apropriadas no veículo televisivo.


Palavras-chave:  Marketing, Eleição, Dilma Rousseff, Política