XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT05.843-1


DT: Comunicação Multimídia

INTERATIVIDADE: TEORIA E PRÁTICA EM FORMULAÇÃO

Fernanda Viana Campos (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

A implantação da TV digital no Brasil trouxe dúvidas e reflexões tecnológicas que vários países do mundo vêm compartilhando, desde a década de 1980. A escolha por fazer uma adaptação do padrão japonês (ISDB) para o sistema brasileiro possibilita a transmissão em alta definição (HDTV), a portabilidade e a mobilidade. Além disso, a TV digital possibilita a interatividade do telespectador com o conteúdo. Capacidade que se tornou uma espécie de marketing da nova economia. O presente artigo tem como proposta trazer uma reflexão sobre o conceito de interatividade no âmbito das mídias digitais, com ênfase na TV Digital, abordando a aplicabilidade de seus significados, bem como as divergências que o tema tem provocado nos centros de pesquisa em comunicação e na mídia.


Palavras-chave:  comunicação, TV Digital, interatividade, reatividade, participação