XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ02.852-1


DT: Publicidade e Propaganda

A EFICIÊNCIA DO MARKETING DIRETO NAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO – O CASO HERMES

Carolina Candida Santos Marapodi (CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE)

Resumo

No atual cenário mundial, nota-se o crescente advento das novas tecnologias da comunicação, como a internet, por exemplo, e sua aplicabilidade no marketing direto. Neste contexto, as mídias mais antigas, como as malas diretas e o telemarketing, são por vezes consideradas obsoletas. No entanto, estas mídias podem complementar as novas formas de propaganda, criando um mix de comunicação integrada que atinge o consumidor efetivamente. Esta pesquisa demonstra que o marketing direto, se aplicado conforme sua base de raciocínio estratégico pode representar um negócio lucrativo para uma empresa, ainda que uma de suas principais ferramentas de comunicação seja a mídia impressa conhecida como mala direta. O exemplo da empresa Hermes S.A. expõe o sucesso desta integração, ratificado pelo sólido crescimento desta empresa.


Palavras-chave:  integração, marketing direto, comunicação