DT: Interfaces Comunicacionais IMPRENSA E EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS PÁGINAS DA FOLHA DE S. PAULO NO PERÍODO DE 1971 A 1975. Vanessa Matos dos Santos (UNESP / USC)
ResumoA relação comunicação e educação pode ser percebida por meio de diversas formas ao longo do tempo. Neste artigo, destacamos o modo como a imprensa paulista, aqui representada pelo jornal Folha de S. Paulo, retrata a educação a distância na década de 70. Este recorte específico se deu por conta das transformações sociais ocorridas neste momento histórico. Nesse sentido, pretendemos aqui compreender e analisar a contribuição da educação a distância (EAD) para o aumento do acesso à educação no Brasil na década de 1970, bem como o papel da imprensa em difundir este novo momento – período da promulgação da Lei nº 5.692/71. Para tanto, este estudo é conduzido a partir de artigos publicados no jornal Folha de S. Paulo. Para este estudo utilizaremos uma abordagem social, tendo em vista o conceito de democracia.
Palavras-chave: Imprensa, Educação a distância, Democracia |