XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.915-1


DT: Jornalismo

O FAZEDOR E AS FERRAMENTAS DE PENSAR

Marta Regina Maia (Universidade Federal de Ouro Preto); Ricardo Alexandre de Freitas Lima (Universidade Federal de Ouro Preto); Hila Bernardete Silva Rodrigues (Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo

O artigo desenvolve a discussão sobre a prática docente no ensino de jornalismo trazendo para o debate a importância de se aliar ensino, pesquisa e extensão na formação universitária do profissional da área. Tratando o jornalista como agente gestor da informação e construtor da parte da realidade social que se instaura de forma mediada, o texto procura dar destaque à necessidade de aquisição, por parte do estudante, das ferramentas de compreensão de sua prática profissional, assim como as possibilidades ampliadas de atuação decorrentes dos usos de tais ferramentas.


Palavras-chave:  Ensino, Extensão, Jornalismo, Narrativas, Pesquisa