XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT06.919-1


DT: Interfaces Comunicacionais

O "SUPERMERCADO DA FÉ: A RELIGIÃO OFERTADA COMO BEM DE CONSUMO PELA MÍDIA SECULAR

Dora Deise Stephan Moreira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O presente artigo versa sobre as transformações ocorridas no campo religioso na contemporaneidade, impulsionadas, principalmente, pela utilização em larga escala dos meios de comunicação de massa e das ferramentas do marketing. Mostra como a sociedade de consumo não poupou nem a religiosidade, o que fez com que surgissem novas congregações religiosas adequadas ao mercado. Dentre elas, a que mais se destaca é a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, que possui vários negócios na área de comunicação, inclusive uma rede de televisão, e faz do televangelismo um dos carros-chefes na divulgação de sua doutrina


Palavras-chave:  Transformações religiosas, Sociedade de Consumo, Neopentecostalismo, comunicação e marketing, Televangelismo