XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.934-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

AS MUDANÇAS DO ESPAÇO PÚBLICO E SUAS RELAÇÕES COM OS MEDIA

Gabriela Maria Farias Falcão de Almeida (Universidade Nova de Lisboa)

Resumo

Este artigo propõe uma leitura introdutória sobre as mudanças ocorridas no espaço público estudado por Jürgen Habermas. Se, na Antiguidade Clássica ou no século XVIII, ele era composto por pessoas privadas reunidas num público para discutir ideias e visões de mundo, hoje é mediatizado e, com a emergência dos mass media, os indivíduos não precisam mais de uma interação física para mostrar suas opiniões. O surgimento da internet como novo medium trouxe, com efeito, ainda maiores possibilidades no que diz respeito à comunicação pública. A internet exerce um papel fundamental como espaço de troca de idéias, sobretudo nas secções de comentários às notícias, onde os leitores têm a possibilidade de interagirem entre si, ainda que não seja conforme o ideal habermasiano.


Palavras-chave:  espaço público, media, opinião pública, internet