XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT07.1013-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

O DESPERTAR DE UMA NOVA REALIDADE: A RECONSTRUÇÃO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA, INTERMEDIADO PELA MÍDIA IMPRESSA: UM MODELO DE CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO

Renata Cardias Kawaguchi (Centro Universitário Senac) e Yara Silvia Marques de Melo Issa (Universidade de São Paulo /Centro Universitário Senac)

Resumo

Este artigo consiste no resultado prático de pesquisas realizadas pelas autoras no curso de mestrado nas áreas de comunicação e hospitalidade, tendo como objeto de estudo o município de São Luiz do Paraitinga, com análise no espaço turístico e suas representações na mídia impressa especializada. Contempla brevemente as características físicas e culturais do município, relata a globalização, a mídia e a cultura local. Ressalta a relevância dos meios de comunicação no processo de reconstrução da imagem da localidade, que passou por danos físicos decorrentes das intempéries no final de 2009 e início de 2010. Ainda, analisa o envolvimento e a participação da mídia impressa e eletrônica na reconstrução do patrimônio arquitetônico por intermédio da leitura, análise das reportagens do Jornal da Reconstrução, uma iniciativa da Universidade de Taubaté, em parceria com a gestão atual do município.


Palavras-chave:  globalização, mídia, cultura local, São Luiz do Paraitinga, Jornal da Reconstrução