DT: Interfaces Comunicacionais UMA REFLEXÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE NA DISCIPLINA DE LÍNGUA
PORTUGUESA NO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SOB AS LENTES DA COMPLEXIDADE Angélica Miyuki Farias (FECAP)
Resumo Este trabalho objetiva apresentar uma reflexão à luz da Teoria da Complexidade (Morin, 2008) sobre uma atividade desenvolvida por alunos do segundo semestre do curso de comunicação social em ambiente presencial numa instituição privada na cidade de São Paulo. Embora não seja uma graduação a distância, a instituição incentiva a utilização da plataforma Moodle em todos cursos que oferece. Entre os recursos que tal plataforma possui, selecionamos o fórum para desenvolver uma das etapas da atividade. Ressaltamos ainda que inseridos em um contexto educacional cuja referência é o paradigma newtoniano-cartesiano, a tentativa de superar tal visão dicotômica serviu-nos como principal motivação para a realização de cada etapa da atividade, pois acreditamos que o aprendiz deva desenvolver uma compreensão crítica, tornando-se cidadão participativo e transformador. Palavras-chave: COMPLEXIDADE, COMUNICAÇÃO SOCIAL, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, PARADIGMA EMERGENTE |