XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.1030-1


DT: Jornalismo

ENTRE MÍDIA E MITO: DESTAQUES DAS MANCHETES ONLINE SOBRE A VALORIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA FEMININA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010

Dahiana dos Santos Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

Resumo

O artigo busca um diálogo entre a campanha eleitoral de 2010 a definição de mito político, já que o processo eleitoral foi marcado pela novidade refletida na possibilidade do País ter a primeira presidenta da República. Sem poder fugir dessa discussão por qual a sociedade se interessou os dois candidatos que chegaram ao segundo turno da campanha, José Serra e Dilma Rousseff, decidiram inserir em seus discursos temas relacionados à valorização mulher fazendo uso do mito político na busca por votos. E como isso o assunto entrou na rotina do brasileiro, os portais de notícias online aproveitaram a questão para chamar a atenção do eleitor com manchetes constantes sobre o assunto.


Palavras-chave:  Eleições, Mito, mulher