DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação ESTILO: COMPRE O SEU
BUSCA PELA INDIVIDUALIDADE E CONSUMO NAS PÁGINAS DA REVISTA RAGGA
Mateus Guimarães Meireles (Universidade Federal de Ouro Preto)
ResumoEsta comunicação apresenta uma discussão acerca da importância da imagem e sua utilização enquanto propagadora de discursos no meio impresso segmentado. O objetivo central é despertar o olhar crítico para forma como essas publicações "comercializam" estilos e exemplos de individualidade para os seus consumidores. Para isso, foi necessário conceituar e caracterizar, além da semiótica e sua relação com as imagens, a sociedade pós-moderna e a maneira como ela é pautada pelo hiperconsumo. A partir da análise, concluímos que as imagens utilizadas nesses meios fabulam a possibilidade de uma individualidade que, em sua totalidade, é impossível. Isso ocorre devido à necessidade de aceitação social desses indivíduos/consumidores em subgrupos sociais e utilização de roupas e objetos oriundos da produção em larga escala. Palavras-chave: imagem, comunicação, semiótica, sociedade, consumo |