XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.1087-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ESTILO: COMPRE O SEU BUSCA PELA INDIVIDUALIDADE E CONSUMO NAS PÁGINAS DA REVISTA RAGGA

Mateus Guimarães Meireles (Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo

Esta comunicação apresenta uma discussão acerca da importância da imagem e sua utilização enquanto propagadora de discursos no meio impresso segmentado. O objetivo central é despertar o olhar crítico para forma como essas publicações "comercializam" estilos e exemplos de individualidade para os seus consumidores. Para isso, foi necessário conceituar e caracterizar, além da semiótica e sua relação com as imagens, a sociedade pós-moderna e a maneira como ela é pautada pelo hiperconsumo. A partir da análise, concluímos que as imagens utilizadas nesses meios fabulam a possibilidade de uma individualidade que, em sua totalidade, é impossível. Isso ocorre devido à necessidade de aceitação social desses indivíduos/consumidores em subgrupos sociais e utilização de roupas e objetos oriundos da produção em larga escala.


Palavras-chave:  imagem, comunicação, semiótica, sociedade, consumo