XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ04.1089-1


DT: Comunicação Audiovisual

MILLENIUM MAMBO: SOM E IMAGEM NO CINEMA DE HOU HSIAO-HSIEN

Rafael Sousa Muniz de Abreu (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

Este estudo tem como objetivo explorar as relações entre a chamada estética de fluxo – cujos traços estilísticos se observam em uma parte considerável do cinema contemporâneo de ficção – e o tipo de música que se classifica como minimalista e ambiente. Tomando como exemplo da estética citada o filme “Millenium Mambo”, do cineasta chinês Hou Hsiao-Hsien, pretende-se organizar as semelhanças entre o trabalho do diretor e a música por que Brian Eno, Steve Reich e Phillip Glass ficaram conhecidos. A questão principal do artigo é saber que tipo de experiência audiovisual se propõe (incluído aí o tipo de espectador que se pretende alcançar) pelo desenvolvimento de uma obra que é fortemente influenciada pelas noções de ambiência e narrativa de “pouco” enredo efetivo.


Palavras-chave:  cinema, Hsiao-Hsien, ambiência, minimalismo, música