DT: Comunicação, Espaço e Cidadania RECEPÇÃO EM COMUNICAÇÃO: AS MEDIAÇÕES DO TRABALHO E O ESPAÇO NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS, UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS TELEOPERADORAS Edilma Rodrigues dos Santos (Escola de Comunicações e Artes)
ResumoA presente pesquisa empírica é um estudo de recepção na área de Comunicação e tem por finalidade verificar como as mediações ensejadas pelo mundo do trabalho atuam na produção de sentidos, nas representações sociais e nos processos de recepção da comunicação de um grupo de mulheres que trabalha em telemarketing. Para estudar a recepção dos telejornais Jornal Nacional, Jornal da Record e Fala Brasil, a análise considera também a periferia, vista como espaço geográfico com marcas de precariedade e falta de recursos que colaboram com a manutenção das desigualdades; as relações de gênero e a divisão sexual do trabalho como balizas que ajudam a pensar a constituição dos sentidos na recepção da Comunicação.
Palavras-chave: estudos de recepção, mundo do trabalho, periferia, relações de gênero, telemarketing |