XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT04.1122-1


DT: Comunicação Audiovisual

DOCUMENTÁRIO, ANIMAÇÃO E AS IMAGENS DO REAL: UMA ANÁLISE DE DOSSIÊ RÊ BORDOSA

Maria Ines Dieuzeide Santos Souza (Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

Se pensamos que os documentários constroem narrativas estruturadas de modo a estabelecer asserções sobre o mundo, e que, na construção dessas narrativas, as imagens predominantes são as que possuem a mediação da câmera, trazendo a situação da tomada, o que nos interessa é refletir sobre a construção de um filme indexado como documentário, mas que praticamente não faz uso dessas imagens captadas do mundo via máquina. A partir da análise do curta-metragem Dossiê Rê Bordosa (César Cabral, 2008), procuramos entender como alguns planos de imagens-câmera se relacionam com as imagens animadas, modificando a relação do espectador com o filme, e colocando em questão algumas ideias já estabelecidas sobre o uso de entrevistas e a própria noção de documentário.


Palavras-chave:  documentário, documentário animado, Dossiê Rê Bordosa, entrevista, imagem-câmera