XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ01.1137-1


DT: Jornalismo

OBAMA-MANIA: A OPINIÃO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO NAS PRIMÁRIAS E NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NORTE-AMERICANA DE 2008

Denni Harlem da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

A hipótese apresentada sustenta que durante as primárias e na eleição presidencial norte-americana de 2008, o jornal Folha de S. Paulo entrou na chamada Obama-mania, ou seja, demonstrou apoio e tendência favorável ao candidato democrata. O estudo pautou-se em bibliografias que compreendem os pontos intrínsecos ao tema e análise dos 15 editorias relacionados à temática e compreendidos desde o momento em que houve a desistência da pré-candidata e senadora Hillary Clinton, no dia 07 de junho de 2008, até o final do mês de novembro de 2008, após a eleição de Barack Obama. Para tanto, foi aplicado um questionário que aborbou os temas mais relevantes do material e um estudo acerca da história e relevância da cobertura jornalística internacional, a definição dos gêneros opinativos, o agenda seting e a ideologia do jornal. 


Palavras-chave:  Barack Obama, editorial, eleição, Folha de S.Paulo