XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.1149-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O NERD VIROU COOL: IDENTIDADE, CONSUMO MIDIÁTICO E CAPITAL SIMBÓLICO EM UMA CULTURA JUVENIL EM ASCENSÃO

Patrícia Matos dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Eles foram ridicularizados, perseguidos pelos valentões da escola e incansavelmente estereotipados. Os nerds, até bem pouco tempo atrás retratados como jovens extremamente estudiosos mas inadequados socialmente, começam a ocupar uma posição privilegiada no cenário pop-tecnológico atual. Exemplos de pessoas que carregam o rótulo com orgulho são cada vez mais comuns mas o que levou a esta mudança nos discursos sobre os nerds e nos discursos dos nerds sobre si mesmos? Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre a popularização da cultura nerd e a popularização da tecnologia, além de sua relação com os discursos de juventude, identidade, consumo e lazer na atualidade e, assim, contextualizar os aspectos fundamentais da construção da identidade pessoal e social dos nerds.


Palavras-chave:  Cultura da mídia, Juventude, Sociedade de Consumo, Capital simbólico, Cultura nerd