XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.1164-1


DT: Publicidade e Propaganda

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CAMPO: CASO AUTOBAN

Leonilda Fernanda Medina (Faculdade Anhanguera de Jundiaí)

Resumo

Com o desafio de realizar um projeto interdisciplinar foi selecionada a empresa Autoban. O serviço de concessionária surgiu em meados dos anos 90, quando o Brasil estava em processo avançado de crescimento. Em 1998 surgiu a AutoBAn para administrar o sistema de rodovias estaduais Anhanguera-Bandeirantes. Para desenvolver uma campanha publicitária detectou-se que seria necessário identificar se o usuário da AutoBAn percebe os benefícios que a concessionária transmite. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados três dois tipos de pesquisa em três etapas. Os resultados apontam que o usuário está satisfeito com a qualidade da rodovia e a sua prestação de serviço, porém o mesmo não ocorre com a percepção do valor do pedágio. Com esse dado, revela-se a oportunidade de focar a comunicação nos benefícios oferecidos pela concessionária


Palavras-chave:  Autoban, caminhoneiros, lazer, trabalho, pedágio