XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT01.1168-1


DT: Jornalismo

JORNALISMO INVESTIGATIVO E DECLARATÓRIO SOBRE A ESCOLHA DO ESTÁDIO PAULISTA PARA 2014

Ariane Altarugio Belardin (Universidade Metodista de Piracicaba); Wanderley F. Garcia (Universidade Metodista de Piracicaba)

Resumo

Este artigo observa se há jornalismo investigativo ou de declaração em reportagens dos cadernos de esportes de O Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo. A partir de referenciais teóricos, foi possível delimitar as propriedades da técnica investigativa e da declaratória. Considerando a importância do futebol na sociedade brasileira e também os valores que a modalidade esportiva movimenta no país, percebe-se a atenção que o tema deve ter por parte da imprensa. A pesquisa tomou como objeto a cobertura sobre a escolha do estádio em São Paulo para a Copa do Mundo de 2014.  Percebeu-se que a maior parte das reportagens utiliza apenas do jornalismo declaratório e que a investigação esteve presente em poucos trabalhos jornalísticos no período analisado.


Palavras-chave:  Jornalismo Investigativo, Jornalismo Declaratório, Copa do Mundo de 2014, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo