XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.1208-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O DISCURSO POLÍTICO E O JORNAL DA BAND: ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO MIDIÁTICO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010

Ana Flávia Pereira Ventura (Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

O artigo faz parte da pesquisa “O Comportamento Midiático e as Apropriações de Linguagens e Gêneros nos Programas Eleitorais e Telejornalísticos”. O objetivo principal é enriquecer a noção sobre o comportamento da mídia. Em especial, durante o período de campanha eleitoral presidencial, momento de notável relevância histórica para o país. Para tanto, pretende-se discutir os conceitos de texto, gênero, discurso, entoação e interlocutoriedade. O foco situa-se na análise dos programas eleitorais dos candidatos presidenciáveis majoritários, José Serra, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT, e no telejornal “Jornal da Band”, cuja abrangência é nacional, transmitido de segunda a sábado às 19h10 pela emissora Bandeirantes.


Palavras-chave:  Comportamento midiático, Gênero, TV, Eleições