DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação DOS NEGÓCIOS ÀS REVOLUÇÕES – A COMUNICAÇÃO EM REDE E A TESSITURA COMUNICACIONAL CONTEMPORÂNEA José Antonio Martinuzzo (Universidade Federal do Espírito Santo)
ResumoEste artigo dedica-se a estudar a comunicação em rede como paradigma de fenômenos comunicacionais na atualidade, alcançando as mais diversas vertentes desse universo. Das estratégias produtivas e enunciativas do capital às articulações dos movimentos sociais e contestatórios ao redor do planeta, a comunicação que se estabelece por um conjunto de mídias e suportes on e off-line parece organizar a vida em coletividade neste princípio de milênio, num movimento que vai de encontro às teorias de extinção de modos consolidados de se comunicar frente aos meios digitais de informação e comunicação. Num cenário de cultura da convergência, estabelecem-se renovadas potencialidades narrativas, protocolos de interface, processos produtivos e estratégias comunicacionais. Palavras-chave: Comunicação em Rede, Movimentos sociais, Negócio midiático |