XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT08.1249-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

CONTRATOS DE COMUNICAÇÃO E AS MARCAS PRÓPRIAS

Rogério Bandeira de Melo Moreira (Pontifícia Universidade Católica)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo examinar como os supermercados constroem suas marcas próprias – MP´s – a partir dos contratos de comunicação estabelecidos nos locais de venda. Realizamos análise semiótica das embalagens das marcas próprias e dos ambientes em que estão inseridas. Através de uma pesquisa descritiva, a investigação comparativa partiu do conceito de contrato de comunicação, de Patrick Charaudeau, e da definição do consumidor na pós-modernidade, de Stuart Hall. Para a análise semiótica das MP´s, adotamos a semiótica de C. S. Peirce e para a análise do ponto de venda consideramos a forma pela qual o contrato de comunicação dispõe os produtos da MP no espaço semiótico do supermercado. Procuramos entender, a partir desse estudo, como o consumidor é levado a se aproximar da MP.


Palavras-chave:  Publicidade e Propaganda, Semiótica, Contrato de Comunicação, Marcas, Marcas Próprias