XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:IJ08.1283-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

SEX AND THE CITY: QUESTIONANDO O PODER DA MULHER A PARTIR DO PSEUDO-FEMINISMO

Natália Ulmi (UNESP - Campus Bauru - Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação); Amanda Cristina Doimo (Universidade Estadual Paulista); Jéssica Costa (Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

A mulher no atual cenário em que vive recebe influências vindas de todas as direções. Estudando a história feminina e o presente momento em que essa se encontra foi possível analisar como a Indústria Cultural trata e representa o universo delas. Á luz de teorias sociológicas relacionadas com o fetichismo, estereótipo, fantasia e outros conceitos, e das Teorias da Comunicação fizemos estudos interligando essa gama de teorias com as ideias que são vendidas pela Indústria Cultural. Destacamos também a imagem idealizada e estereotipada da mulher e como esta é retratada. Como estudo de caso, analisamos a série americana Sex And The City que ilustra muito bem as contradições citadas.


Palavras-chave:  Feminismo, Indústria Cultural, Estereótipos