XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT02.1290-1


DT: Publicidade e Propaganda

A ARTE NA PUBLICIDADE, UM PENSAMENTO PÓS-MODERNO

Roberta Fernandes Esteves (Universidade de São Caetano do Sul); Amanda Garcia (Universidade de São Caetano do Sul)

Resumo

O presente artigo, que faz parte dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa "O Signo Visual nas Mídias",objetiva mostrar como o pensamento pós-moderno está presente na publicidade, em sua relação com as artes visuais e as formas de apropriação das imagens artí­sticas como referencial para seus anúncios. Para demonstrar essa relação entre arte e publicidade, serão mostradas breves passagens da históra da pintura moderna e do design gráico como exemplo. Partindo do pensamento pó-moderno traçado por David Harvey e Fredric Jameson, o estudo visa compreender as incorporações artísticas na publicidade como uma das ferramentas de auxí­lio aos publicitários, não apenas no processo criativo como também na composição das mensagens ao consumidor.


Palavras-chave:  artes visuais, criação publicitária, pós-modernidade