XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:DT03.1302-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A TEORIA DO MEIO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA TEORIA DO MEIO APLICADA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Fábio Oliveira Campos (Universidade Católica de Brasília)

Resumo

Apresento, neste artigo, uma breve abordagem sobre a Teoria do Meio concebida por Marshall McLuhan e, posteriormente, ressignificada por Joshua Meyrowitz, aplicada à comunicação interna em uma empresa pública federal. Pretendo demonstrar a importância de se entender o meio, de conhecer suas variáveis gramaticais com o objetivo de usar tais conhecimentos em prol da motivação dos empregados das empresas e do cumprimento das metas negociais, entendendo serem estas, exigências primordiais para a permanência das empresas no mundo cada vez mais globalizado e competitivo. São mencionadas proposições e conceitos acerca da Teoria do Meio e da Cibercultura e, em seguida, uma análise sobre a aplicabilidade destas no mundo dos negócios empresariais.


Palavras-chave:  Cibercultura, comunicação, novas tecnologias, Teoria do Meio