DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 932-1 - A COMUNICAÇÃO COMO CAMPO INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS INTERFACES COM A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Lorena Rúbia Pereira Caminhas (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Informação, Interdisciplinaridade
[Trabalho]


 1045-1 - A COMUNICAÇÃO VISUAL DOS MANGÁS
Erika Maria da Silva Freitas Araujo (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, linguagem visual, quadrinhos, mangá
[Trabalho]


 819-1 - A COMUNIDADE WICCANA NO BRASIL: DISCURSO, RECURSOS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO
Lucas Berlanza Corrêa (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Discurso, Legitimação, Wicca
[Trabalho]


 1102-1 - A COR COMO INFORMAÇÃO CULTURAL NOS IMPRESSOS: ANÁLISE DA CAPA DA REVISTA PIAUÍ
Franciane Tavares de Moraes (Universidade Federal de Juiz de Fora); Fabricio Leonardo Delamare (Universidade Federal de Juiz de Fora); Maria Thereza Fialho de Souza (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  impressos, informação-cor, piauí, repertório
[Trabalho]


 16-1 - A DIMENSÃO ECONÔMICA DAS ARTES PLÁSTICAS NO BRASIL
Judivan Alves Ferreira (Universidade Federal do Tocantins)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Arte, Artes Plásticas, Comunicação e Arte, Economia da Arte
[Trabalho]


 872-1 - A IMAGEM DA CHINA REFLETIDA NAS PÁGINAS DA REVISTA ÉPOCA
Ramon dos Reis Freitas (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  China, cultura, identidade cultural, representação midiática
[Trabalho]


 1950-1 - A INDIFERENCIAÇÃO DO MEIO E A PORTABILIDADE DA OBRA DE MARCEL DUCHAMP
Bruna Estevanin Costa (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, portabilidade, Marcel Duchamp, readymade
[Trabalho]


 2054-1 - A MANIPULAÇÃO VELADA DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO:UM ESTUDO DE CASO CAPAS DA REVISTA VEJA
Rúbia Gabriele dos Santos Rodrigues (Universidade do Sagrado Coração)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  análise semiótica, manipulação, Peirce, revista
[Trabalho]


 1396-1 - A MÍDIA COMO REFERENCIAL DE MUNDO E COMO INSTÂNCIA DE MEDIAÇÃO SOCIAL: LIMITES E DESAFIOS
Gustavo Agnaldo de Lacerda (Universidade Federal de São João Del-rei); Luiz Ademir de Oliveira (Universidade Federal de São João Del-rei)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Mídia, Espaço, Modernidade
[Trabalho]


 944-1 - A REGULAÇÃO DA PROPRIEDADE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NA CONSTITUINTE DE 87/88: MONOPOLIZAÇÃO VERSUS PLURALIDADE DOS MEIOS E DAS INFORMAÇÕES
Bárbara Bressan Belan (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"); Carlo José Napolitano (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação social;, Exclusividade;, Monopólio;, oligopólio, propriedade dos meios
[Trabalho]


 486-3 - A SEMIOSE PEIRCEANA NO JORNALISMO COLABORATIVO ONLINE
Giovani Vieira Miranda (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"); Paula Pinto Monezzi (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"); Millena Grigoleti da Silva (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"); Ângelo Sottovia Aranha (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  hipermídia, jornalismo colaborativo, jornalismo de massa, mediação social, semiótica peirceana
[Trabalho]


 943-1 - A VILA É O MUNDO: O SERIADO “CHAVES” COMO EXPRESSÃO DO CONCEITO DE GLOCALIDADE
Rafael Barbosa Fialho Martins (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Glocalidade, Chaves, Seriado, Televisão
[Trabalho]


 2069-1 - ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO FIGURATIVA DO MITO VAMPIRO EM DIFERENTES OBRAS
Bárbara Teixeira Fernandes Peçanha (Universidade Federal Fluminense); Laís Carpenter Pereira da Silva (Universidade Federal Fluminense)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cinema, semiótica, sociedade, vampiro
[Trabalho]


 1611-1 - AS IMAGENS E OS IMAGINÁRIOS NA DÍADE ESPAÇO E IDENTIDADE NO TURISMO
Márcia Danielly Cavalcanti Silva (Universidade Fedreal de Ouro Preto)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Identidade, Semiótica, Patrimônio Cultural, Interpretação Patrimonial
[Trabalho]


 460-1 - CENSURA E AUTOCENSURA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SOCIAL DA PRÁTICA JORNALÍSTICA
Tayla Teixeira de Oliveira (Universidade Vila Velha)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  autocensura, censura, ética jornalística, prática jornalística, teorias
[Trabalho]


 1939-1 - COMUNICAÇÃO COLABORATIVA E EM REDES: O AGIR COMUNICATIVO NO PARADIGMA DA ECONOMIA CRIATIVA E DO EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL
João Vitor Caires (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Social, Sustentabilidade, Economia Criativa, Padrão de Redes, Negócios Sociais
[Trabalho]


 2246-1 - CULTURA, IDENTIDADE E O ZEITGEIST DIGITAL
Juliana Baptista (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura, Identidade, Internet, Comunicação
[Trabalho]


 1236-1 - DESIGN GRÁFICO E ROCK AND ROLL: UMA ANÁLISE DAS CAPAS DE CDS DA BANDA PINK FLOYD
Alexandre Scheibel (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Design Gráfico, Pink Floyd, Rock and roll, Semiótica
[Trabalho]


 1149-1 - ECOLOGIA DA MÍDIA: UM ESTUDO SOBRE SUAS INTERFACES NA MEDIAÇÃO DO FATO ESPORTIVO
Bianca Cesário da Silva (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"); Bruna Mantuan (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  ecologia da mídia, fato esportivo, internet, televisão
[Trabalho]


 357-1 - ENTRE A COR E O CONTEÚDO: UMA ANÁLISE DA CAPA E MATÉRIA PRINCIPAL DA REVISTA ÉPOCA
Raphaela Benetello Marques (Universidade Federal de Juiz de Fora); Gabriela Soares Cabral (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cor-informação, Revista, Época
[Trabalho]


 1838-1 - ERA UMA VEZ UM CACHORRO-PEIXE: ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA “SPACEFOX. CABE O QUE VOCÊ IMAGINAR”
Sandra Mara Alves Amancio (Universidade Federal Fluminense); Mário César Cajé Silva Júnior (Universidade Federal Fluminense)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  semiótica, jovem, publicidade
[Trabalho]


 58-1 - ESPORTE E MÍDIA: UMA INTERDEPENDÊNCIA DE CONSUMO
Iara Gabriela Faleiro Diniz (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  mídia, esporte, consumo, Indústria Cultural, espetacularização
[Trabalho]


 1244-1 - INDÚSTRIA CULTURAL, MUSCULAÇÃO E BIG BROTHER: REFLEXÕES SOBRE FIM DO ESPORTE
Lucas Rocha Silva (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  big brother, esporte, indústria cultural, simulacro
[Trabalho]


 1271-1 - INDÚSTRIA CULTURAL: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA VISÃO DE MORIN, ADORNO E HORKHEIMER
Rafaela Martins Pinto (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Indústria Cultural, Edgar Morin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno
[Trabalho]


 711-1 - ISSO NÃO É DO MEU TEMPO: MEMÓRIA E VERDADE NO DOCUMENTÁRIO UMA HISTÓRIA INACABADA, O CASO RUBENS PAIVA
João Victor Barbosa de Mello (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  verdadade, subjetividade, memória, Ditadura
[Trabalho]


 1704-1 - JORNADA DA PERSONAGEM HEROICA NO MITO E NO CONTO
João Mateus Cunha Diniz Arantes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Monomito, Conto Maravilhoso, Jornada do Herói
[Trabalho]


 699-2 - MODA PARA ALÉM DA MEDIDA - O PLUS SIZE NO MERCADO FASHION: DE UMA VISÃO FRANKFURTIANA A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
Ana Pessoa Santos (Universidade Federal de Sao João Del-rei); Ayalla Simone dos Anjos Nicolau (Universidade Federal de Sao João Del-rei)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Moda Plus Size, Mídia, Revistas de moda, Indústria Cultural, Estudos Culturais
[Trabalho]


 1144-2 - NEM COM A TARJA PRETA ELE FICOU MAIS CALMO: ANÁLISE SEMIÓTICA DO NOVO FORD KA
Ana Flavia Muniz da Pedra (Centro Universitário de Belo Horizonte); Tamara Pinto Lacerda (Centro Universitário de Belo Horizonte); Luana de Freitas Souza (Centro Universitário de Belo Horizonte); Maria Eduarda Freitas E Sá (Centro Uniersitário de Belo Horizonte); Antônio Augusto Braighi Andrade (Centro Universitário de Belo Horizonte)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise Semiótica, Mercado automotivo, Público-alvo, Signo
[Trabalho]


 2030-1 - O CARNAVAL NA ERA DE OURO DO RÁDIO: ANÁLISES DE TEXTOS CARNAVALESCOS NA COLUNA O RÁDIO DA REVISTA VIDA CAPICHABA (1949)
Ana Carolina Cometti Oliozi (Universidade Federal do Espírito Santo)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Carnaval, Rádio, Revista, Vida Capichaba
[Trabalho]


 2031-1 - O POEMA-CANÇÃO E A CRÔNICA-IMAGEM DE CHICO BUARQUE
Juliana Cavalcanti Figueirêdo (Universidade do Estado de Minas Gerais)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  canção, Chico Buarque, crônica, imagem
[Trabalho]


 1484-1 - OS EFEITOS DO MEGAEVENTO RIO CARNAVAL 2012 NA SOCIEDADE
Douglas dos Santos Azevedo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, carnaval, cidade, megaeventos, violência urbana
[Trabalho]


 481-1 - PÓS-MODERNIDADE E CONVERGÊNCIA CULTURAL: O CASO DO CINETURISMO
Gabriela de Azevedo Pinto Rocha (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Pós-Modernidade, Convergência, Mídia, Cineturismo
[Trabalho]


 1861-1 - RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DO JORNALISMO REGIONAL NO CAMPO DAS VERTENTES EM MINAS GERAIS
Anna Carolina Slaibi Araujo (Universidade Federal de São João Del-rei)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cidadania, Cultura Regional, Desenvolvimento Regional, Identidade, Jornalismo Regional
[Trabalho]


 1959-1 - RPG E INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Vinícius Rennó Bueno da Cunha (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Imperialismo Cultural, Interacionismo Simbólico, Role-Playing Game (RPG)
[Trabalho]


 2340-1 - SEMIOLOGIA SAUSSURIANA: MÉTODOS DE APLICAÇÃO NO CADERNO 2 DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO
Helena Silva Ometto (Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho")
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Ferdinand de Saussure, jornalismo cultural, jornalismo impresso, O Estado de São Paulo, Semiologia
[Trabalho]


 956-1 - SIMULACROS E SIMULAÇÃO: SUCESSO?
Marcelle Louise Pereira Alves (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Simulacros, Simulação, Realidade, Imagem
[Trabalho]


 1870-1 - SITE “SENSACIONALISTA”: RELAÇÃO JORNALISMO E HUMOR EM UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA
Ana Ligia Correa da Conceicao (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, humor, jornalismo, semiótica de Peirce
[Trabalho]


 838-1 - SOCIABILIDADE E DESENTENDIMENTO
Thales Vilela Lelo (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Sociabilidade, desentendimento, relação, confiança, poder
[Trabalho]


 1855-1 - SUPER BOWL: O MAIOR EVENTO ESPORTIVO NORTE-AMERICANO AOS OLHOS DE UM BRASILEIRO
Aldir Cony dos Santos Neto (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Eduardo Refkalefsky (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Futebol Americano, NFL, Super Bowl
[Trabalho]


 718-1 - TV: A ESTETICISTA DA NOVA PLÁSTICA DA FAMÍLIA BRASILEIRA
Elisa de Macedo da Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Família, Telenovela, Projeção, Transformação, Comunicação
[Trabalho]

 

 
© 2012 - INTERCOM Sudeste                                                 ISSN 2177-7888