CATEGORIA: Audiovisual - Processo: TV E VIDEO PROGRAMAS CAMINHOS DA INCLUSÃO Mariela Prado Alberti (Faculdade de Ciencias Socais Aplicadas de Cascavel); Alcemar Dionet Araújo (Faculdade de Ciencias Socais Aplicadas de Cascavel); Sérgio Antônio Brum (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL)
ResumoEste trabalho visa, a partir de um projeto de TCC, à produção de uma grande reportagem trazendo como assunto a inclusão social de pessoas com deficiência nas escolas públicas de Cascavel. A necessidade de aprofundar o tema sobre a inclusão é também o motivo para tornar público o dia-dia dos alunos que lutam pela inserção nas classes comuns do ensino regular e quando necessário, de acordo com as especificidades da deficiência, a garantia dos serviços especializados. O objetivo principal é levar o público a refletir sobre a realidade da educação inclusiva nas escolas públicas de Cascavel. A proposta deste trabalho se justifica pelos altos índices de evasão e repetência escolar, no Brasil inteiro e também demonstrar a falta de preparo que a mídia brasileira tem ao abordar esse assunto tão importante.
Palavras-chave: atividades cotidianas, educação, escolas públicas, inclusão social |