GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO O DISCURSO NA PROPAGANDA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS: UMA LEITURA SEMIÓTICA. Arlene Lopes Sant'anna (UniFAE Centro Universitário Franciscano)
ResumoPartindo do princípio que a semiótica francesa analisa as crenças, os sentimentos e as atitudes que cada sociedade adota frente às suas linguagens, ou seja, como essas linguagens reforçam e influenciam na mudança e nas atitudes dos indivíduos que vão resultar em atos, e que é a partir da teoria greimasiana que são discutidas as relação entre linguagens - chamadas de sincréticas -, os efeitos de sentido, o contexto sócio-histórico, os valores tratados nos domínios do texto, este trabalho vai analisar um anúncio de propaganda de prevenção às drogas para saber como se constrói o discurso que visa a persuadir a não consumir drogas, questão tão preocupante na atualidade e tão alardeada pelos meios de comunicação. Palavras-chave: discursivização, semiótica, sincretismo, prevenção, propaganda |