GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS A DOR RETRATADA: UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICA A PARTIR DE PROPAGANDAS DE DIVULGAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Clóvis Cezar Pedrini Júnior (Universidade Estadual do Centro Oeste); Lucas Gomes Thimóteo (Universidade Estadual do Centro Oeste)
ResumoSer um mecanismo de combate à violência doméstica contra a mulher é a proposta da recente Lei Maria da Penha. Lei essa que começa a ser reconhecida mais pelos constantes debates a cerca de sua real eficácia e menos por meio do caminho mais conhecido de divulgação, a propaganda televisiva que ainda serve em sua esmagadora maioria para a venda simples e timidamente com fins educativos ou de cidadania. Ainda, as poucas propagandas para difundir a Lei Maria da Penha parecem, mesmo que bem intencionadas, reproduzir um discurso simplista e dualista. A partir de cinco propagandas sobre violência doméstica, sendo quatro brasileiras a respeito da Lei Maria da Penha e uma francesa, serão analisados elementos semióticos e discursivos que, dependendo da forma como são trabalhados dentro da gestalt do vt definem a eficácia da mensagem.
Palavras-chave: Lei Maria da Penha, Propagandas televisivas, Gênero, Semiótica |