GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS JUVENTUDE E TELENOVELA: AS MEDIAÇÕES FAMILIAR E ESCOLAR NA RECEPÇÃO TELEVISIVA Lírian Sifuentes dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste trabalho busca compreender como ocorrem as apropriações das mensagens midiáticas por jovens de classe média a partir das mediações familiar e escolar. O entendimento das representações da pobreza, construídas por esses jovens, é central neste estudo. A metodologia adotada combina etnografia e estudo de caso. Realizamos a investigação com 20 adolescentes entre 14 e 18 anos. ഀ
Verificamos uma contradição entre a imagem do pobre construída a partir do telejornal e aquela que formada através da audiência da telenovela. De um lado, apresenta-se pobres sem qualquer cultura e freqüentemente contraventores da lei. De outro, reconhece-se nos personagens ficcionais pobres trabalhadores, com chances de ascender socialmente, desde que se esforcem para isso. Na telenovela, as diferenças de classe são dissimuladas, atribuindo-se aos conflitos sociais causas baseadas nas subjetividades individuais.
Palavras-chave: Televisão, Telenovela, Juventude, Representações, Recepção |