GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA IDENTIDADES VISUAIS E ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS: A LOGOMARCA CORPORATIVA DO BRADESCO Fernanda Pacheco de Moraes Guevara Malvestiti (Universidade Tuiuti do Paraná)
ResumoTomando por base referências de autores como Strunck (2003), Dondis (1997) e Floch (1993) propõe-se neste artigo uma discussão de conceitos e definições sobre o tema das identidades visuais de empresas e suas marcas. Para compreender como os elementos identitários das organizações são levados ao conhecimento do público a fim de que se consiga construir e consolidar um referencial da empresa apela-se para o estudo das estratégias enunciativas que concretizam o processo. Considerando apontamentos feitos por Barros (2000) sobre enunciação, enunciado, esquema narrativo e modalidades de manipulação confere-se ao trabalho um caráter amplo de exploração do tema. De maneira a exemplificar e aplicar o apanhado teórico apresenta-se o caso do Banco Bradesco que desde 1997 vem sofrendo uma reestruturação geral de sua comunicação visual e posicionamento de marca.
Palavras-chave: identidade visual, marca, estratégias enunciativas |