GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS NAS ONGS – REFLEXÕES A PARTIR DE UMA DE PESQUISA DE CAMPO Cristiane Maria Riffel (Univali)
ResumoO estudo apresenta uma reflexão sobre o papel da comunicação na captação de recursos nas organizações não governamentais. A escolha do tema foi motivada pela discussão atual sobre a sustentabilidade das ONGs, pois o crescimento do número de entidades nos últimos anos e os questionamentos sobre a falta de transparência, vem exigindo destas um investimento cada vez maior em comunicação. O trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo com o objetivo de analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas ONGs do município de Brusque/SC que atuam com pessoas portadoras de deficiência físico-mental. Constatou-se que as organizações dependem integralmente dos recursos captados e, no entanto, não possuem ações planejadas de captação de recursos e de comunicação. Conclui-se que a comunicação na captação precisa ser visto como essencial para a sustentabilidade das ONGs.
Palavras-chave: Ongs, Comunicação, Captação de recursos |