GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO O PRODUTO NOTICIOSO NO WEBJORNALISMO PARTICIPATIVO Fernanda Carraro Dal-vitt Rais (Universidade Tuiuti do Paraná)
ResumoO webjornalismo participativo é um fenômeno recente que surgiu em meados da década de 90 a partir da proliferação do acesso à Internet. As notícias que antes eram produzidas e transmitidas pelos jornalistas passaram a envolver o público em todo o seu processo, desde a coleta, criação, análise e distribuição. Por conta disso, nota-se uma avalanche de informações dispostas nos espaços destinados à publicação de idéias. Assim, a proposta deste artigo é promover uma reflexão acerca do produto noticioso no webjornalismo participativo, levando-se em consideração as características do suporte midiático, bem como a narrativa no jornalismo desenvolvido para a web. Objetivando uma melhor compreensão do contexto, far-se-á uma análise de uma webnotícia enviada por um internauta e publicada no canal VC no G1, no Portal Globo. Palavras-chave: mídia, cibercultura, webjornalismo, webjornalismo participativo, notícia |