X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:JO18.312-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo informativo – Noticiário, Reportagem, Entrevista (avulso)

UM ATOR POUCO ATUANTE

Manuela Ilha Silva (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Até onde o jornalismo é ator no pleito eleitoral? Há estímulo para o diálogo? Fundamental seria se a ação midiática pudesse pautar a decisão dos eleitores em relação aos seus candidatos, contudo, restrições legais e pressões sociais barram a ação de um jornalismo cidadão e fundamentador de escolhas, e a decisão, muitas vezes, se funda na publicidade. Irônico, não? Os candidatos são produtos a nossa escolha. Para quebrar a apatia dos meios em relação à atuação jornalística, discute-se o papel do jornalismo na construção de um diálogo coerente e aberto durante as eleições.


Palavras-chave:  Jornalismo, Campanhas, Eleições, Debate, Democracia
਍ഀ