X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.6-1


IJ: Publicidade e Propaganda

O MERCHANDISING ELETRÔNICO NO CINEMA D`OS TRAPALHÕES

Tarso Marco Cardoso (Universidade Regional de Blumenau (FURB)); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau (FURB))

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o merchandising eletrônico nos filmes d´Os Trapalhões dos anos 1980 e de que forma ele se apresentava. Para a realização da pesquisa foram analisados três filmes do quarteto: Os Trapalhões na Serra Pelada (1982), Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984) e, Os Trapalhões na Terra dos Monstros (1989). Os filmes escolhidos possuem várias citações de merchandising na narrativa que é de relevância para o estudo. Para fundamentação teórica do merchandising eletrônico foi utilizado Trindade (2007) que é referência no meio. Para os dados relacionados ao quarteto foram utilizados Ramos (1995), Lunardelli (1996) e Joly e Franco (2007). Espera-se que este trabalho sirva como fonte para futuros estudos relacionados aos Trapalhões e o merchandising.


Palavras-chave:  Merchandising Eletrônico, Cinema, Propaganda, Os Trapalhões
਍ഀ