X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.8-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

TRANSDISCIPLINARIEDADE, COMPLEXIDADE E EDUCOMUNICAÇÃO. NOVAS TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.਍ഀ

Denise Regina Stacheski (Universidade Tuiuti do Paraná)

Resumo

਍ഀ

A transdisciplinariedade entre Comunicação e Educação é o tema deste artigo. A busca por um novo pensamento complexo, que capte as relações, as inter-relações, as implicações mútuas, os fenômenos multidimensionais e a visão holística das estruturas societárias (Morin, 2002) é o objetivo do estudo abaixo. Como caminho para favorecer práticas pedagógicas, na Universidade, que vertam a esse objeto descrito, potencializando a transdisciplinariedade entre as áreas do conhecimento, está presente a teoria pedagógico-comunicacional, a pedagogia da comunicação (Porto, 2000) - que compreende a prática pedagógica como um ato comunicativo e integrador, promovendo a aprendizagem pelos meios de comunicação.

਍ഀ


Palavras-chave:  educomunicação, ensino superior, paradigma da complexidade, pedagogia da comunicação, transdisciplinariedade
਍ഀ