IJ: Interfaces Comunicacionais CAPAS RETRATAM OBAMA COMO HERÓI UM DIA APÓS SUA ELEIÇÃO Gabriela Azevedo Forlin (Universidade do Vale do Itajaí); Laura Seligman (Universidade do Vale do Itajaí)
Resumoഀ
Este artigo é resultado de uma análise de 87 títulos (entre chamadas e manchetes) referentes à eleição do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Além da Análise de Conteúdo, analisou-se também o discurso implícito nas palavras. Para isso, foram selecionadas 47 capas dos jornais de todo Brasil, publicadas no dia 06 de novembro de 2008. Os jornais foram divididos de acordo com o estado e a região a que pertencem, para que fosse possível visualizar o posicionamento dos periódicos em cada uma das regiões. Do total analisado, 19% dos jornais são da Região Sul, 56% do Sudeste, 2% do Centro-Oeste, 4% do Norte e 19% do Nordeste do país. O estudo baseou-se em métodos e publicações propostos por Fernando Lefréve, Laurence Bardin, Osvald Ducrot, Marcia Benetti, Nilda Jacks e Antônio de Freitas. ഀ
Palavras-chave: Barack Obama, Eleições norte-americanas, Capas dos jornais brasileiros, Análise de Discurso, Análise de Conteúdo |