X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT03.37-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

CONSELHO DE CLIENTES CONCEPA: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA.

Juliana dos Santos (Universidade Luterana do Brasil Ulbra); Juliana dos Santos (Universidade Luterana do Brasil)

Resumo

਍ഀ

O consumidor está cada vez mais consciente dos seus direitos e as organizações já perceberam essa mudança de comportamento. Portanto, têm buscado uma relação mais estreita com seus clientes, criando canais de comunicação que os aproximem delas. O Conselho de Clientes é um desses canais que vem, pouco a pouco, integrar a rotina das organizações. Esse trabalho analisa, através de uma pesquisa, as razões que levam os clientes da rodovia BR-290, a participarem do Conselho de Clientes da Concepa, além de enumerar as melhorias aplicadas à organização. Os resultados indicam que muitas sugestões dos conselheiros foram acatadas e implementadas pela empresa, já que se percebe o interesse por parte dos mesmos em sugerir melhorias aos serviços prestados. Portanto, fica legitimada a participação voluntária neste projeto, por ato de cidadania.


Palavras-chave:  Concepa, Ouvidoria, Conselho de Clientes, Cidadania, Relações Públicas
਍ഀ