X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.52-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: ESTUDO DO PROGRAMA GLOBO ECOLOGIA

Franciele Zarpelon Corrêa (UNOESC); Joel Felipe Guindani (UNISINOS)

Resumo

਍ഀ O presente artigo, vale-se em seu desenrolar pelos princípios e possibilidades que a educomunicação disponibiliza para a reflexão. Nessa perspectiva, busca-se revelar através das práticas educomunicativas algumas alternativas que possam contribuir para a formação de sujeitos críticos mediante o conteúdo e o uso de tecnologias midiáticas. Nesse contexto, configura-se também a necessidade de um novo profissional, que esteja atento as mudanças advindas da presença das mídias na educação e, por conseguinte, da viabilidade de estar mediando a reflexão acerca da produção de materiais audiovisuais com fins educativos. Por meio de uma análise empírica descritiva sobre uma edição do programa Globo Ecologia, procura-se identificar se o mesmo se enquadra nas representações da educomunicação, especificamente nas questões educativas sócio-ambientais. ਍ഀ


Palavras-chave:  Educação Ambiental, Educomunicação, Práticas Educomunicativas, Televisão
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