IJ: Interfaces Comunicacionais COM QUANTAS MEDALHAS DE OURO SE CONSTRÓI UMA NAÇÃO? Taiana Steffen Eberle (Universidade do Vale do Itajaí); Valquíria Michela John (Universidade do Vale do Itajaí)
ResumoEsta pesquisa verificou como a China foi socialmente representada pelos meios de comunicação brasileiros. Foram eleitas para análise as edições do mês de julho das três revistas semanais de maior circulação no Brasil: Veja, Época e Isto É, para verificar como nossa mídia impressa constrói a China para os brasileiros. Foram consideradas apenas as matérias que abordaram o país sede das Olimpíadas em algum aspecto de sua cultura. Como procedimento metodológico para a coleta e análise dos dados, foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefévre e Lefévre (2003). De um modo geral, a imagem do país foi positiva, entretanto, estereótipos e limitações quanto à identidade cultural atribuída à China também foram a tônica das publicações analisadas. Palavras-chave: China, Olimpíadas, Representações Sociais, Revistas Semanais |