X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT01.63-1


IJ: Jornalismo

A AMAZÔNIA, UMA CAPA, UM ANÚNCIO E TRÊS LEITURAS

Ariane Pereira (unicentro); Marcio David Macedo da Silva (unicentro)

Resumo

  ਍ഀ

Este estudo toma como corpus a revista semanal de informação IstoE em sua edição de número 2.012, de 28 de maio de 2008 e sua proposta inicial analisar a chamada principal de capa sobre a Amazônia; depois verificar se a mesma temática era abordada em algum anúncio publicado nas outras páginas da revista. Por fim, localizado esse quadro, analisar textos de capa e publicitário a partir de óculos teóricos diferentes: o da biologia, com vistas a verificar a veracidade das informações relacionadas ao meio-ambiente publicadas; o da publicidade, objetivando compreender a relação agenda jornalística-publicidade; e o da análise do discurso de linha francesa visando empreender gestos de interpretação de aproximação e diferenciação entre os discursos jornalísticos e publicitários.


Palavras-chave:  jornalismo ambiental, publicidade ambiental, amazonia, pulmao do mundo
਍ഀ